Plano de Trabalho

 Plano de trabalho executado no de 2022

 

 

Plano de Trabalho 2022     

I – IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE SOCIAL

           NOME

Grupo de Estímulo e Solidariedade ao Tratamento Oncológico -GESTO

     ENDEREÇO

Avenida São José n.º 400, Jardim Bela Vista, CEP: 12229-010. São José dos Campos-SP 

  TELEFONE 

   (12) 3941-6499 WhatsApp                                            (12) 3307-4482

     E-MAIL

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.                                                Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     CNPJ

01.204.287.0001/34

 

 

II – REPRESENTANTES LEGAIS

CARGO

NOME

CPF

RG

PRESIDENTE

 Jorge Sigueo Kunizaki

043.063.778-06

9.808.918-3

VICE-PRESIDENTE

Luci Aparecida de Freitas Rosa

738.722.458-72

5.606.278-3

TESOUREIRA

Cor Maria de Freitas Castro Oliveira

019.405.528.00

16.496.731-x

CONSELHO FISCAL

Ângela Maria Davi Santos

035.567.648.-65

16.304.307-3

CONSELHO FISCAL

Raquel Aparecida de Oliveira Em Erick

309.531.138-92

40.425.078-6

CONSELHO FISCAL

     

TÉCNICA RESPONSÁVEL

Elaine de Oliveira Narciso

185.708.908-18

23.623.275-5

 

 

                                 

III - FORMULÁRIOS DE PLANEJAMENTO

 

    CNPJ

        012012870001-34

   Data da inscrição

   20/05/1996

    CMAS

            N.º 61

Data da inscrição

    07/07/2015

 

 

IV - FINALIDADES ESTATUTÁRIAS DA OSC

 

Artigo1º: O Grupo de Estímulo e Solidariedade ao Tratamento Oncológico - GESTO, é uma entidade civil e de assistência social, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, não se constitui em patrimônio de terceiros, com duração por tempo indeterminado, devidamente registrada no 1º Oficial de Registros Civil de pessoas Jurídicas de São José dos Campos de São José dos Campos –SP sob n°113.645 em 03/05/1996, inscrita no CNPJ 01.204.287.0001-4, e inscrita no Município de São José dos Campos –SP sob n°097.168, Estabelecida na Avenida São

José n° 400-Jardim Bela Vista CEP: 12209-010, nesta cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo, onde tem sede e foro, doravante denominado” GESTO”

 

Artigo 2° O Gesto tem por finalidades Estatutárias

1- Ser um grupo de estímulo e solidariedade ao tratamento oncológico

2- Estabelecer um centro de referência de apoio para pessoas diagnosticadas com câncer

3- Garantir formas de informação sobre o câncer e seu tratamento

4- Garantir a integração entre usuários, familiares e profissionais ligados ao câncer

5- Garantir campanhas educativas, palestras socioeducativas e preventivas, fornecendo informações sobre o câncer e seu tratamento

6- Garantir orientação individual e grupal   relacionadas a reeducação alimentar e reabilitação da comunicação, voz, respiração e deglutição   

7- Promover a confecção de próteses de mama e protetores de pescoço de forma artesanal e informar os pacientes sobre a utilização dos mesmos.

8- Garantir avaliação motora, atividades físicas e massagens aos usuários

9- Desenvolver terapia emocional e familiar através de técnicas e métodos psicológicos

10- Garantir a lei 8742 parágrafo A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

11-Planejar, desenvolver e executar projetos culturais

12-Promover atividades como artesanato, pintura como terapia ocupacional, visando angariar fundos com a venda dos produtos.

13-Desenvolver oficinas artesanais para pacientes promovendo o bem-estar

14-Acolher estagiários para execução de trabalhos e bem feitorias em benefícios dos usuários, familiares e funcionários da entidade 

15-Acolher profissionais voluntários de todas as áreas

16-fortalecer vínculos familiares, incentivar a socialização e a convivência comunitária.

 

V - IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL LEGAL

           Nome

 Jorge Sigueo Kunizaki

           RG

9.808.918-3

Órgão expedidor / SSP

          CPF

043.063.778-06

      Endereço

Rua Pindamonhangaba 56 - Chácara Visconde- Taubaté CEP:1250-810-SP

         Eleito

Biênio 23/06/2022 a 23/06/2022

       Telefone

(12)99721-0893

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

VI - TÉCNICO RESPONSÁVEL

    Nome

Elaine de Oliveira Narciso

   RG

23.623.257-5

Órgão expedidor: SSP

   CPF

185.708.908-18

 

Endereço

Rua Rogério Monteiro n 121, Parque Interlagos –CEP 12229-020 São José dos Campos-SP

Telefone

(12) 98854-2665

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

VII – APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DA OSC

Gesto é uma entidade social, sem fins lucrativos, fundada em 28 de Setembro de 1995. Teve início quando um grupo de pacientes passava por tratamento de quimioterapia e radioterapia no Hospital Pio XII, e sentiram a necessidade de compartilharem suas vivências de tratamento e superação. Das reuniões desse grupo surgiu nossa entidade, dando apoio aos nossos usuários e seus familiares em fase de tratamento e recuperação do câncer.

A entidade atende pessoas adultas no Município de São José dos Campos, de ambos os sexos, dando apoio social, emocional e físico.

Temos uma equipe multiprofissional de voluntários:  Psicologia, Fisioterapia, Massoterapia, Nutrição, Terapias Complementares, Médicos Palestrantes, Advogados e Assistência Social.

Temos grupo de voluntários para ensino de trabalhos manuais e oficina de costura para fabricação de prótese artesanal de mama para mulheres mastectomizadas.

Dispomos de um banco de perucas para empréstimo para casos de alopecia decorrentes do tratamento e doamos lenços para cabeça.

Promovemos festas comemorativas, passeios, bingos e confraternizações para manter a socialização e reintegrações às atividades sociais, pois muitos não têm esta oportunidade dentro de seu meio.

Não fornecemos tratamento médico específico, medicações ou alimentos. Procuramos mostrar perspectiva de futuro e dar Esperança.

Estamos crescendo e buscando novos parceiros, novos amigos para que possamos proporcionar um bem estar maior e melhor às pessoas com diagnóstico de câncer.

 

VIII - DESCRIÇÃO DA REALIDADE

Ser Mulher, a humanização no atendimento para mulheres com câncer.

As usuárias quando recebem o diagnóstico de câncer passam por mudanças físicas e psíquicas, que repercutem em sua dinâmica familiar. Quando chegam ao GESTO, geralmente acabaram de receber o diagnóstico de câncer, o momento gera desorganização no núcleo familiar ocasionando vários questionamentos com relação a sua vida, causando instabilidade social e familiar. A incapacidade de prover a subsistência de sua família devido à situação de saúde, desemprego, o abandono por parte do companheiro e a desordem no núcleo familiar, resultam em grandes incertezas que caminham para um quadro de vulnerabilidade, que requer atenção por parte do profissional de serviço social.

De forma digna e humanizada, O GESTO acolhe as mulheres e suas famílias em espaços coletivos de escuta e troca de vivências, tanto grupal como individual. O atendimento é prestado para a mulher acometida pelo câncer, priorizando o atendimento, a orientação e o esclarecimento das questões vivenciadas em seu cotidiano.

Através de uma escuta ativa, procuramos elaborar junto ao atendido ações para o enfrentamento da doença e consequências pertinentes ao convívio sociofamiliar, elaborando ações com foco na garantia de direitos, disponibilizando orientação, atendimento para a família, cuidadores e usuários. Por meio de atendimento jurídico propiciar entendimento dos benefícios e auxílios da Previdência Social, articulando com a Rede Municipal de saúde a fim de priorizar exames e atendimentos a usuária com câncer.

Através de rodas de conversas, palestras com foco na garantia de direitos. Vamos inserir no cotidiano desta mulher valores e deveres, empoderá-las no tocante a sua autoimagem nas fases adversas do câncer. Propiciar socialização, passeios, dia da beleza, dia do cinema para a melhora física e mental de cada uma delas.

 

IX- MODALIDADE DA PARCERIA:

 Termo de colaboração nº10/2019

X - OBJETO DA PARCERIA

Serviço de Proteção Social Básica - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, orientações para usufruto de direitos de pessoas adultas em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais decorrentes de quadro de neoplasia maligna (câncer).

 

XI -  VIGÊNCIA

24 meses

 

XII - META

60 usuárias mês

 

XIII -  PÚBLICO ALVO

Pessoas adultas em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais decorrentes de quadro de neoplasia maligna (câncer). Priorizando o atendimento a mulheres adultas durante e pós-tratamento.

 

XIV -  ABRANGÊNCIA:

Município de São José dos Campos

 

XV - OBJETIVO GERAL:

Garantir Proteção Social Básica, através de espaços de convivência e do fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, bem como, incentivar o protagonismo, o exercício da cidadania e o acesso aos direitos socioassistenciais.

 

XVI OBJETIVOS ESPECÍFICOS E RESULTADOS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

RESULTADOS ESPERADOS

Fortalecimento da cidadania através de palestras, roda de conversa e espaço de trocas e vivências;

Possibilitar o empoderamento individual, promover a autoestima e incentivar a multiplicação das informações sobre o câncer.

Encaminhamentos, articulações com rede de atendimento e com o Sistema de Garantia de Direitos;

Priorizar o atendimento das usuárias inscritas no projeto, possibilitar celeridade em exames, consultas e cirurgias.

Promover o acesso dos usuários aos direitos socioassistenciais.

Garantir sua inscrição no CADÚNICO, orientações e encaminhamentos para inscrições no Programa Bolsa Família e demais benefícios e programas assistenciais.

 

 

XVII -  INFRAESTRUTURA FÍSICA EXISTENTE

O imóvel é localizado na região central de São José dos Campos, próximo ao terminal rodoviário central, de fácil acesso aos usuários.

São dois andares compostos por 09 salas e ampla garagem.

 

  

 

PISO TÉRREO

  • Entrada com garagem para 05 carros
  • Sala das próteses mamárias/perucas e lenços e banheiro para funcionários.
  • Cozinha
  • Recepção e salão de eventos com retroprojetor, 50 cadeiras.
  • Sala do Serviço Social
  • Sala do Administrativo
  • Banheiro
  • Sala de atendimento de fisioterapia para portadores de deficiência física

 

        PISO SUPERIOR

  • Sala de atendimento de fisioterapia/Reiki/drenagem linfática
  • Sala para reuniões de grupo e fisioterapia
  • Sala de costura composta de mesa, cadeiras e máquinas de costura, para aulas de artesanato, pintura e oficinas.
  • Banheiro
  • Sala de atendimento de fisioterapia

 

XVIII -  RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS

NOME

CARGO/FUNÇÃO

VÍNCULO

HORAS SEMANAIS

Elaine de Oliveira Narciso

Assistente Social Coordenadora

CLT

30 horas semanais

Lucineia Cristina Custódio

Auxiliar administrativo

CLT

40 horas

Luci Aparecida Freitas Rosa

Recepção

Voluntária

04 horas semanais

Ângela Maria Davi Santos

Recepção

Voluntária

04 horas semanais

Denise da Glória Machado e Silva

Recepção

Voluntária

04 horas semanais

Leila Tenório

Recepção

Voluntária

04 horas semanais

 

 

XIX - AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

 

META QUANTITATIVA

ATENDER 

60 USUÁRIAS

100% das usuárias no GESUAS,100% das usuárias no Cadastro Único

Lista nominal das atendidas

24 meses

 

Lista de presença nas atividades.

 

Folha de resumo do Cadúnico

 

REALIZAR 04 ENCONTROS POR MÊS

80% de frequência das USUÁRIAS nos encontros mensais

Lista de Presença na atividade

24 meses

 
 

ATENDIMENTO COM FISOTERAPIA

100% das usuárias atendidas pela fisioterapia

Lista de Presença na atividade

24 meses

 

 

 

 

XX - ENDEREÇO DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO

 

Avenida: São José Nº 400, Jardim Bela Vista, São José dos Campos-SP CEP:12229-010

 

 

XXI - DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

 

                 De Segunda a Sexta-Feira das 8:00 as 16:30

Dia da Semana

Atividade

Horário

Segunda-Feira

Atendimento em Grupo

08:00 às 12:00

Terça-Feira

Atendimento em Grupo

08:00 às 12:00

Quarta-Feira

Atendimento em Grupo

08:00 às 12:00

 

 

 

 

XXII -  METODOLOGIA DE TRABALHO

 

 Através de uma parceria com Hospital Pio XII e com a rede socioassistencial e intersetorial as usuárias são encaminhadas por médicos durante o tratamento. Serão mulheres adultas com diagnóstico de câncer (neoplasia maligna). As usuárias podem buscar o atendimento de forma espontânea via indicação de outras mulheres, que já recebem atendimento na Instituição, ou através da busca ativa do Assistente Social em visitas aos Hospitais e CRAS onde o profissional leva material informativo sobre os atendimentos ofertado no Gesto. O acolhimento dos usuários é feito pela equipe da recepção, são voluntárias que já superaram a doença e fazem o primeiro suporte as novatas, logo o atendimento com o serviço social é agendado. O assistente social realiza a entrevista, faz o levantamento das necessidades socioeconômicas, faz orientações, escuta ativa, observações e relatório. Após este primeiro atendimento quando existe vaga disponível a usuária é encaminhada para os grupos de atendimento. As psicólogas voluntárias fazem o atendimento individual e grupal e avaliam o grupo com a equipe técnica e usuários. Os fisioterapeutas avaliam os movimentos dos membros superiores (braços) e cicatrização da cirurgia, logo após de aplicada a anamnese a usuária começa receber atendimento semanal com a equipe de fisioterapia após os encontros. A organização das informações de cada usuária segue em forma de prontuário individual com elaboração e evolução de prontuário pelo assistente social. Os encontros são realizados quinzenalmente e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do protagonismo de cada usuária, promover acesso a informações sobre os direitos do paciente oncológico, trabalhar a aceitação da usuária nas fases de quimioterapia e radioterapia e fortalecimento dos vínculos familiares.

O incentivo da autoestima é feito   através de ações como dia da beleza e

automaquiagem, promovendo o bem-estar das usuárias no momento de maior fragilidade da doença e possibilitando segurança pessoal e auxiliando no seu processo de cura.

 

 

 

XXIII – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADES

MÊS 01

13

MÊS 02

14

MÊS 03

15

MÊS 04

16

MÊS 05

17

MÊS 06

18

MÊS 07

19

MÊS 08

20

MÊS 09

21

MÊS 10

22

MÊS 11

23

MÊS 12

24

ENTREVISTAS SOCIAIS

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

ORIENTAÇÕES

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

04 ENCONTROS MENSAIS

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

ENCAMINHAMENTOS

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

ARTICULAÇÃO COM A REDE

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

ATIVIDADES EXTERNAS

 

 

X

 

X

X

 

 

 

X

 

 

EVENTOS

X

 

 

X

 

 

X

 

 

X

 

 

CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

AMIGO SECRETO DOS USUÁRIOS

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

RECESSO ANUAL

No mês de Dezembro a OSC entra em recesso durante 15 dias, o mesmo é feito com a autorização da SASC via ofício.

 

 

XXIV - MONITORAMENTO E CONTROLE

Durante os 24 meses da execução do projeto Ser Mulher, humanização no atendimento às mulheres com diagnóstico de câncer, as atividades programadas serão desenvolvidas aproximadamente com 60 usuárias /mês diagnosticadas com neoplasia maligna.

Serão atividades que visam a garantia de direitos para a habilitação e reabilitação e a promoção de sua integração à vida comunitária, com espaços para troca de experiências, promovendo o fortalecimento de vínculos com a família e sociedade observando dificuldades e identificando as possibilidades e propiciando a melhoria no equilíbrio social e superação das fases de tratamento.

As atividades propostas devem propiciar experiências pautadas pelo respeito individual com fundamentos em princípios da cidadania e justiça social. Assim como vivenciar experiências potencializadas na participação cidadã em espaços de organização social.

 

 

 

 

 

 

 

XXV– VALOR GLOBAL DO OBJETO: R$ 168.000,00

 

 

 

QUADRO SINTÉTICO

 

Água

R$ 250,00

MENSAL

12 MESES

24 MESES

Energia

R$ 250,00

R$ 7.000,00

R$ 84.000,00

R$ 168.000,00

Aluguel

R$ 4.500,00 

Internet

R$ 450,00

Segurança Patrimonial

R$ 300,00

Limpeza

R$ 350,00

Escritório

R$ 450,00

Alimentação

R$ 450,00

 

 

 

 

XXVI - CRONOGRAMA DE REPASSE DE RECURSO

MÊS 01

MÊS 02

MÊS 03

MÊS 04

MÊS 05

MÊS 06

MÊS 07

MÊS 08

MÊS 09

MÊS 10

MÊS 11

MÊS 12

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

 

MÊS 013

MÊS 14

MÊS 15

MÊS 16

MÊS 17

MÊS 18

MÊS 19

MÊS 20

MÊS 21

MÊS 22

MÊS 23

MÊS 24

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

 

 

 

XXVII - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

 

 

MÊS 01

MÊS 02

MÊS 03

MÊS 04

MÊS 05

MÊS 06

MÊS 07

MÊS 08

MÊS 09

MÊS 10

MÊS 11

MÊS 12

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

 

MÊS 013

MÊS 14

MÊS 15

MÊS 16

MÊS 17

MÊS 18

MÊS 19

MÊS 20

MÊS 21

MÊS 22

MÊS 23

MÊS 24

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São José dos Campos, 25  Outubro de 2022

 

 

 

 

 

 

________________________________                                                    ____________________________               

Elaine de Oliveira Narciso                                                      Jorge Sigueo Kunizaki

Assistente Social Coordenadora                                          Presidente GESTO